domingo, 11 de janeiro de 2015

5 COMPORTAMENTOS QUE DEVEM CONSTAR NO MANUAL DO AVALIADOR DE DESEMPENHO

Autor: Addae do Carmo. Avaliar pessoas não é apenas uma atividade empresarial é uma arte, que se bem executada pode trazer resultados surpreendentes. Nesse artigo, quero levantar questões que deverão compor seu manual de avaliação de desempenho e que foram publicadas em 1973 por Cecília Whitaker Bergamini, porém não perderam nem um pouco a importância. Estava revirando minhas coisas e achei esse livro que mesmo velho tem uma grande importância para gestores, administradores e profissionais de Recursos Humanos, que fazem ou participam do processo de avaliação de desempenho em suas organizações, por afirmar sem medo de errar que essa é uma literatura indispensável para quem quer se aperfeiçoar no assunto. Segundo Bergamini (1973, p. 127) é preciso antes de qualquer coisa conhecer bem cada homem que está sob sua responsabilidade. A experiência de trabalho nos pode mostrar que cada indivíduo é diferente do outro. Por esse motivo nem todosa executam o mesmo trabalho ou, ainda, cada um deles apresenta uma atitude individual no serviço. Essa diferença pode ocorrer por dois motivos, ou já nasceram assim no caso de aptidões ou porque no decorrer da vida cada um passou por diferentes ambientes sociais nos quais teve experiências ou enfrentou situações que ninguém mais teve ou enfrentou como ele. (BERGAMINI, 1973, P. 128-129). Portanto analisando esses fatos podemos concluir que não é nem um pouco fácil avaliar as pessoas e Cecília W. Bergamini apresenta três características que são essenciais para os avaliadores, “Ser um observador arguto; Ter boa memória; E, sobretudo, ser imparcial” (BERGAMINI, 1973, P. 130), mas também podemos considerar conforme citado mais a frente no livro mais duas características, que são conhecer o trabalho e conhecer o padrão do trabalhador. Ao abordarmos cada item individualmente é possível afirmar com mais certeza o quanto cada um desses itens é importante: 1. Ser Observador Arguto: um avaliador tem que ser um bom observador a fim de distinguir se as falhas apresentada no trabalho foram originadas pela falta de capacidade do empregado, má vontade, falta de treinamento adequado, mau estado do maquinário entre outras coisas que podem causar um mau desempenho. (BERGAMINI, 1973, p.130) 2. Ter Boa Memória: É comum os avaliadores se deixarem levar por um fato bom ou ruim recente e se esquecer do desempenho passado do colaborador e Cecília Bergamini ressalta que não se deve deixar impressionar pelo acontecimento mais recente e sim levar em conta toda uma série de fatos que se sucedam com o decorrer do tempo. (BERGAMINI, 1973, p.131) 3. Ser Imparcial: É muito importante ter em mente que o momento da avaliação de desempenho não é um ajuste de contas, é um relatório sobre a atividade exercida por alguém. Sendo objetivo, evita-se o colorido de simpatias ou antipatias pessoais, as quais só podem resultar em incoerências ou injustiças desagradáveis.(BERGAMINI, 1973, p.132) 4. Conhecer o Trabalho: quando não sabemos do que se trata um serviço qualquer, não podemos chegar a conclusão se ele está sendo bem ou mal executado, pois não temos conhecimento suficiente para efetuarmos tal avaliação. (BERGAMINI, 1973, p.132). 5. Conhecer o Padrão do Trabalhador:quando se pensar em avaliar é necessário se ter idealizado qual o melhor tipo de colaborador para aquela função, isto é, quais as características que ele deverá ter. Isto sim serve como ponto de referência ou benchmark. É impossível compara qualquer coisa se não se tem um ponto de referência ou um padrão. (BERGAMINI, 1973, p.133) Essas dicas podem ser úteis para qualquer avaliador e são indispensáveis caso se queira trabalhar com excelência, sempre pensamos como irmos avaliar, mas as vezes é bom pensar quem esta avaliando a minha avaliação? Leu? Gostou? Compartilhe!!! REFERÊNCIA BERGAMINI, Cecília Whitaker. Avaliação de Desempenho Humano. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1973.

Como procurar emprego no LinkedIn

Dicas de como PROCURAR EMPREGO no LinkedIn. Em muitas situações, saber como PROCURAR EMPREGO no LinkedIn de forma mais técnica, pode fazer toda a diferença na hora de conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho. Diariamente são publicadas milhares de ofertas de trabalho no LinkedIn e o que a princípio poderia ser uma vantagem, acaba confundindo muita gente. Antes de nos estendermos na discussão sobre como PROCURAR EMPREGO no LinkedIn, não custa nada lembrar que se você deseja deixar essa tarefa menos árdua, é importante que você comece com a sua estratégia de marketing pessoal no LinkedIn antes de se deparar com essa situação. Por onde começar a busca por emprego no LinkedIn Em primeiro lugar, se você quiser saber como procurar uma vaga de trabalho no LinkedIn de forma mais eficiente, minha primeira dica é: Organize-se! Você deverá criar algumas rotinas e até mesmo automatizar algumas delas para poupar tempo e criar critérios mais focados para essa busca. De nada adianta sair atirando para todos os lados, muito pelo contrário, você poderá até mesmo prejudicar sua imagem. Preparação psicológica Uma situação de desemprego é traumática para qualquer pessoa e por isso o primeiro passo para quem está em busca de uma vaga de trabalho no LinkedIn é ter calma e paciência, porque o LinkedIn não é uma maquininha de colocação de profissionais no mercado de trabalho. Os resultados podem demorar algum tempo, mas se você for metódico em sua busca esse prazo será sensivelmente reduzido e as oportunidades de trabalho que aparecerão serão bem mais qualificadas. Organize a sua busca Uma das aplicações mais importantes para quem está em busca por uma vaga de trabalho no LinkedIn. Embora seja visto apenas como uma rede social, o LinkedIn também é uma poderosa ferramenta de buscas – veja mais em Como Fazer Buscas no LinkedIn. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é definir quais são as buscas por vagas de emprego que você deseja fazer e gravar estas buscas. O LinkedIn oferece a você opções de pesquisa utilizando diversos filtros como: Localização da vaga Empresa que a disponibiliza Segmento de atuação Data de publicação da vaga Remuneração oferecida Palavras-chave Estruturada a pesquisa, para poupar tempo e ser mais preciso, você deve gravar estas pesquisas e configurar o LinkedIn para que ele lhe envie um e-mail quando for publicada uma nova oferta de emprego que se encaixe nos filtros que você definiu. Pronto, uma verdadeira Seek a Job Machine. Siga as empresas de seu interesse Aproveite quando estiver fazendo suas buscas para seguir as empresas que são de seu interesse. Fazendo isso você poderá acompanhar de forma mais precisa a publicação de vagas nessas empresas. Embora isso deva fazer parte da sua estratégia de atuação em termos de LinkedIn, em uma situação de busca por uma nova colocação essa é uma função crítica. As Paginas Empresariais do LinkedIn funcionam também como uma ótima referência sobra a empresa e suas propostas. O marketing corporativo no LinkedIn ganha a cada dia mais força e isso vem fazendo com que as empresas invistam bastante em suas páginas corporativas no LinkedIn oferecendo cada vez mais informações como por exemplo, vagas disponíveis. Diariamente são publicadas milhares de vagas no LinkedIn e quando você passa a seguir as empresas recebe automaticamente notificações sobre essas publicações. Para quem quer saber como PROCURAR EMPREGO no LinkedIn essa é uma dica de ouro. Intensifique seus contatos A fórmula do sucesso em qualquer área do LinkedIn pode ser resumida em uma única palavra: Relacionamento. Para quem pensa adiante, pode-se dizer que o relacionamento é o verdadeiro Seguro Desemprego do LinkedIn. Por isso, uma das primeiras coisas a fazer quando se está PROCURANDO EMPREGO no LinkedIn é intensificar seus relacionamentos. Deixe o Facebook um pouco de lado e passe mais tempo administrando e trabalhando sua rede de relacionamentos no LinkedIn. Interaja mais na rede, tenha uma participação mais ativa em Grupos e atualize seu status com maior frequência. Quando você está em busca de uma vaga de trabalho no LinkedIn você está precisando do máximo de exposição possível, por isso é tão importante que você estreite seus pontos de contato na rede para atingir este objetivo. Só tome cuidado para não exagerar e se tornar uma presença inconveniente. Participe dos Grupos do LinkedIn Se você ainda não incluiu a participação em Grupos do LinkedIn em sua estratégia de marketing pessoal na rede, a hora é agora. Uma das funções dos Grupos em uma estratégia de marketing pessoal no LinkedIn é expor suas habilidades e quando se está buscando uma nova colocação isso é extremamente importante. Além dessa exposição, nos Grupos você também encontra uma aba na parte superior onde são exibidas vagas postadas por participantes do grupo. Participando de grupos ligados à sua área de interesse, suas chances de encontrar uma boa colocação aumentam. Agora que você já sabe como PROCURAR EMPREGO no LinkedIn, basta colocar a mão na massa e começar desde já a estruturar o seu perfil e ferramentas de relacionamento na rede para não ser pego de surpresa. Fonte: http://cursodelinkedin.com.br/como-procurar-emprego-no-linkedin/

RH com Você: O que você não deve fazer em uma entrevista

Para os leitores e amigos de plantão, segue matéria importante. O mercado de trabalho está saturado em algumas áreas, concorrido em muitas e competitivo entre dezenas de profissionais para uma única vaga. Existem algumas atitudes e comportamentos que são imperdoáveis em uma entrevista de emprego. Chegar atrasado, falar mal da empresa anterior ou não deixar o entrevistador falar são exemplos de atitudes que podem tirá-lo do processo. Assim, muitos candidatos acabam perdendo boas oportunidades de emprego por falta de conhecimento em determinado assunto, falta de atenção ou falta de foco. Confira 12 dicas do que você NÃO deve fazer para seguir no processo seletivo: 1. Não chegue atrasado de maneira alguma. Pesquise o caminho antes e procure chegar ao local com pelo menos 15 minutos de antecedência; 2. Não cometa excessos na roupa, no perfume e acessórios. Use roupas discretas e confortáveis, pesquise antes sobre a cultura da empresa para não cometer nenhuma gafe. 3. Não chegue “cru" na entrevista. Visite o site da empresa, converse com conhecidos, investigue qual o negócio da empresa, tipos de produtos e serviços, concorrentes e particularidades do mercado. Evite perguntar sobre coisas que deveria ter pesquisado antes. 4. Não minta ou esconda informações. Jamais! Todo seu histórico profissional pode ser (e será) investigado depois. Coloque suas experiências sem exageros, destacando suas principais atividades e os resultados que você conseguiu atingir; 5. Não fale demais nem de menos. Saiba perguntar quando for preciso, e responder sempre o que for perguntado; 6. Não atue! Não tente ser algo que não é. A empresa procura o “candidato ideal”, porém, você precisa buscar uma empresa que seja “ideal” também. Sendo verdadeiro, a chance de sucesso e de crescimento será bem maior. 7. Não use frases prontas ou decore respostas. Nada pior do que um candidato “boneco”. Tenha em mente o que pode ser respondido, mas aja sempre com naturalidade e entusiasmo. Não ignore nenhuma perguntou ou mude de assunto de repente, sinta que o assunto ficou bem esclarecido; 8. Não fale mal das outras empresas que você trabalhou. Isso também vale para o ex-chefe e colegas de trabalho. Esse erro é FATAL! 9. Não arrume desculpas ou culpados para possíveis falhas que possa ter tido na carreira, se perguntar por que você saiu do último emprego e tiver sido demitido, explique o motivo sucintamente e pronto; 10. Não use gírias, brincadeiras de baixo calão e palavrões na entrevista, por mais informal que seja o entrevistador. Muitos recrutadores “dão corda” para testar o candidato e ver até onde ele pode ir. Evite forçar intimidade também, nada de “tapinha nas costas” e coisas do tipo; 11. Questione sobre o salário e benefícios apenas quando o recrutador introduzir o assunto, geralmente é no início para analisar se o candidato terá real interesse ou no encerramento da entrevista; 12. Não saia da entrevista com dúvidas sobre a vaga, atividades e responsabilidades. Perguntar não é pecado, questione também! Abraços e sucesso! RAFAEL MENDES Coach de Carreira e Consultor em Gestão de Pessoas E-mail: contato@rhcomvoce.com Site: www.rhcomvoce.com Fonte: http://www.meganesia.com.br/rh-com-voce-artigo-o-que-voce-nao-deve-fazer-em-uma-entrevista.html