sábado, 14 de agosto de 2010

Não é fácil recomeçar mas é necessário mudar....

Pois é pessoal, recomeçar: Não é nada fácil mas necessário é. Digo isto porque depois de um tempo longe de uma sala de aula resolvi voltar. Mas porque voltar? porque é necessário e preciso.Retornar de onde parei ou recomeçar por onde acredito que seja o melhor no momento e o que mais quero? Recomeçar em um cenário onde já estou mais habituado ou terminar o que nem sei se deveria ter começado? Quando sai de Minas para SP não imaginava entrar tão cedo numa faculdade, mas sabia que era o ideal para dar seguimento a meus objetivos profissionais e assim o fiz. achei que não fosse passar tão cedo mas sonhava estar num banco de faculdade. Nossa consegui..alivio(risos). Depois de algum tempo houve necessidade de mudança de cultura, cenário e com o tempo aquele curso não mais me fazia tão bem e eu ia a cada dia me afastando, desanimando e acabei por abandonar o que fazia, pois já não aguentava mais e aquilo me fazia muito mal. Fiquei um tempo longe mas com a consciencia que em algum momento tinha que voltar pois o mercado exigia e exige a cada dia um nivel superior. após alguns anos então recomeço novamente com a alegria como da primeira vez, por ter sido aprovado e por agora sim, fazer algo que estava dentro daquilo que estava e estou vivenciando. Depois de anos e já mais calvo(risos), uma nova etapa e confesso que já nos primeiros dias me senti muito melhor pois estou dentro de uma realidade proxima e isso já me fez sentir melhor e acreditar que será uma etapa que não vou deixar escapar. Confesso que também tenho sentido o peso da idade que não é muito mas a correria, o cansaço, e o sono já nos primeiros dias irão me perseguir por este periodo mas não será dessa vez que irei fraquejar. Todos temos nossos objetivos, ambições, sonhos e eu não fujo disto e é por isso que estou recomeçando do Zero mas consciente de minhas responsabilidades e necessidades pois o mercado exige isto e eu necessito.
Então recomeço porque sei que depois de mais um longo caminho, será possivel encontrar o porto seguro para a realização profissional e pessoal.

Não sou muito de escrever e nem sei se tá legal, mas deu vontade de expor o que estou sentindo neste momento.

Obrigado e acreditem porque eu acredito.

José Humberto

domingo, 8 de agosto de 2010

Sete mitos sobre a carreira em TI que precisam ser quebrados

A evolução dos profissionais do setor levou à criação de um comportamento padrão, mas que nem sempre deve ser seguido por quem busca o sucesso.

Por Computerworld/EUA
03 de agosto de 2010 - 07h05

Ao longo do tempo, os profissionais que atuam na área de tecnologia da informação passaram a conviver com algumas regras extraoficiais e que, com o tempo, viraram um senso comum no setor. Assim, o que se vê hoje é que quem opta pela carreira em TI está sujeito a algumas regras e comportamentos que nem sempre são encontrados em outros departamentos.

A adesão cega a esse comportamento padrão de TI pode ser bastante prejudicial para os profissionais. A seguir, acompanhe sete mitos a respeito da carreira em tecnologia, que precisam ser quebrados pelo bem do setor:

1 – Trabalhar longas horas é sinônimo de sucesso. Trabalho duro representa um pré-requisito para a maioria das posições de TI, mas isso não é medido em horas no escritório. Uma agenda muito ocupada e extensa pode acabar afetando a produtividade, por conta da exaustão do profissional. Além disso, trabalhar até muito tarde todos os dias pode passar a impressão de que o profissional falha ao gerenciar seu próprio tempo.

Se as horas diárias de trabalho não são suficientes para cumprir com todas as atividades, o profissional precisa conversar com seu supervisor para estudar prioridades de projetos, delegar tarefas ou solicitar mais recursos para a companhia.

2 – Escolha uma especialidade e fique muito bom nela. O departamento de TI sempre precisará de especialistas em certas tecnologias, mas ser bem-sucedido no cenário atual requer a habilidade de expandir o escopo de atuação de acordo com as necessidades da empresa.

Com isso, o profissional não pode desperdiçar oportunidades de treinamento ou projetos que ajudem a ampliar suas competências. Ao demonstrar o comprometimento com a busca de novas habilidades, o profissional ganha mais chances de crescer na companhia.

3 – Agarre qualquer nova responsabilidade. A atitude do profissional que diz saber fazer de tudo não vai ajudar em nada se ele se responsabilizar por algum trabalho que não pode fazer. Quando alguém se voluntaria para projetos que se estão além das suas habilidades podem criar dores de cabeça para todo o departamento.

Em cada caso, o profissional deve ser perguntar se tem o que é necessário para executar o projeto. Em algumas situações, faz mais sentido ter um papel coadjuvante e aproveitar para ganhar aprendizado.

4 – Sempre busque promoções. É fácil se deslumbrar com um cargo mais pomposo ou um salário mais alto, mas antes de aceitar uma promoção é bom considerar todos os impactos da mudança, incluindo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

É interessante ponderar também se haverá tempo de devotar tempo às tarefas profissionais que dão mais prazer. Aceitar um papel com mais responsabilidade só pelo salário ou pelo prestígio pode minar a satisfação e acelerar a morte da carreira.

5 – Quanto mais certificações, melhor. O mercado é altamente competitivo, razão pela qual alguns profissionais são tentados a buscar cada nova certificação que aparece. Mas essas credenciais só têm valor quando associadas a alguma experiência.

A escolha pelos treinamentos e certificações deve estar de acordo com as atividades de trabalho atuais e aquelas vislumbradas no futuro pelo profissional.

6 – Acima de tudo, impressione o chefe. A reputação do profissional de TI é construída com diversas esferas da organização. Assim, quem atua no setor não deve estar preocupado apenas em agradar o superior, mas deve também manter um bom relacionamento com os profissionais de outras áreas de negócio.

O profissional que ajuda seus pares sempre que possível, sem se desgastar demais, está em vantagem, pois ele tem aliados para os próprios projetos em momento difíceis, de prazos apertados. E o chefe gosta mais de prazos cumpridos do que de reverências.

7 – Seja discreto. O profissional de TI padrão tem medo de ser percebido na organização como fofoqueiro ou de ser desagradável ao tentar a socialização. No entanto, gastar um pouco de tempo todos os dias para manter conexões pessoais com pessoas de toda a companhia é essencial para a saúde da carreira. Relações informais tornam o networking (rede de relacionamento) mais forte e pode abrir novas oportunidades de emprego.

Uma definição resume as dicas: a melhor forma de mostrar à empresa que tem valor é proporcionar resultado. O profissional deve focar nos maiores benefícios que pode trazer ao empregador, sem se preocupar se as pessoas estão enxergando o quão duro você trabalho e o que você alcança. A forma mais interessante de manter a evolução na carreira é deixar um rastro de sucesso consistente.

*Dave Willmer é diretor-executivo da divisão de tecnologia da operação norte-americana da Robert Half