quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PROGRAMA 5 "S" - UMA PRÁTICA QUE GERA RESULTADOS

Olá pessoal!

Essa materia é super interessante. Por isso a estou colocando no meu blog. valeu

Por Sergio Ferreira Pantaleão

O programa 5S é uma ferramenta, dentre várias que conhecemos no mercado, utilizado para implantar o Sistema de Qualidade Total em uma empresa, em uma instituição e por que não dizer, na vida profissional e pessoal de cada indivíduo.

Este método surgiu no Japão pós-guerra com a finalidade de reestruturar, organizar e melhorar a produção das indústrias japonesas, tendo como objetivo superar a crise de competitividade.

O conceito do método 5S assim é chamado por ser composto por 5 palavras que começam com a letra "S": Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke.

Este programa trata-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, mas traz em sua essência a necessidade de mudanças de atitudes, pensamentos e comportamento pessoal, o que possibilitará, através da prática, alcançar os objetivos propostos.

A prática do método 5S consiste em:

1º S - SEIRI (senso de utilização): separar as coisas necessárias (úteis) das desnecessárias (inúteis);

Esta é a fase em que se deve organizar o trabalho de modo que só se utilize o que for realmente necessário, na quantidade certa e controlada de forma a facilitar as operações. Este primeiro senso também é interpretado como senso de utilização, arrumação, organização e seleção.



Nesta fase age-se preventivamente e todo o grupo (equipe) deve estar treinado para diferenciar o útil do inútil para proporcionar redução de gastos com espaço e estoque, aumentar a produtividade, evitar compras de matéria-prima desnecessária, diminuir acidentes de trabalho, melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.

2º S - SEITON (senso de organização): ordenar e identificar as coisas para que qualquer pessoa possa encontrá-las quando desejado;

Esta é a fase em que o objetivo é identificar e organizar todo equipamento ou material para que qualquer pessoa possa visualizar e encontrar de forma fácil e rápida.



A idéia principal aqui é estabelecer um lugar para cada coisa, criar e padronizar as nomenclaturas, ordenar os materiais de trabalho, usar rótulos com cores diferentes para cada material, expor pontos críticos como máquinas que ofereçam riscos e localização de extintores de incêndio, eliminar objetos ou móveis que possam atrapalhar os corredores de locomoção.

3º S - SEISOU (senso de zelo ou de limpeza): criar e manter um ambiente físico limpo e agradável, eliminando as causas de sujeira e agindo preventivamente para não sujar;

Esta é a fase em que se busca desenvolver em cada empregado a importância de estar em um ambiente limpo, o que proporciona um ambiente de trabalho de qualidade e segurança.



O foco principal está na utilização adequada do local, das máquinas e equipamentos, agindo de modo a evitar que estas máquinas gerem ou acumulem sujeiras, mantendo equipamentos e ferramentas em boas condições de uso, dar destino adequado as sujeiras ou lixos que houver de forma a aumentar a produtividade das pessoas e das máquinas e evitando perdas e danos de materiais ou produtos, bem como de horas/homem trabalhadas em decorrência de acidentes.

4º S - SEIKETSU (senso de saúde e higiene): manter a qualidade da saúde física, mental e emocional no ambiente de trabalho;

Esta é a fase em que se deve humanizar o ambiente de trabalho, em que todos já estejam comprometidos com os 3S anteriormente mencionados, em uma convivência de respeito de forma harmoniosa como pessoas e profissionais.



Aqui se desenvolve o cuidado de cada empregado com si mesmo e com o colega de trabalho, eliminando condições inseguras na utilização de roupas (soltas) próximo a máquinas que geram riscos, a falta de utilização ou utilização inadequada de equipamentos de segurança, a obediência às normas de segurança, não fumar em locais inadequados, enfim, certificar de que o programa está sendo implantado e que as pessoas estão envolvidas efetivamente.

5º S - SHITSUKE (senso de autodisciplina): fazer dessas atitudes uma prática, incorporando o 5S como um modo de vida pessoal e profissional.

Esta é a fase em que se verifica se a essência do programa foi alcançado e que, independentemente da fiscalização da empresa, as atitudes, pensamentos e comportamentos de cada um estão voltados à prática diária de cada senso.



A autodisciplina requer de cada empregado a consciência e um constante aperfeiçoamento em atitudes diárias no uso da criatividade em sua atividade, na comunicação interpessoal, no compartilhamento de valores, onde cada empregado possa buscar desenvolver seu próprio senso de ordenação, assumindo o compromisso com a metodologia adotada, de modo que, fazendo sua parte, possa contribuir para o desenvolvimento do todo.

A aplicação deste método deve ser efetuada com critérios, supervisionada e orientada por uma equipe de implantação, a qual é responsável por conduzir o processo, orientando, esclarecendo dúvidas e fazendo visitas rotineiras nas áreas ou setores envolvidos.

Elaborar um cronograma para a implantação, estabelecer as ferramentas a ser utilizadas, dividir e estabelecer responsabilidades, bem como prazos de cumprimento, são medidas imprescindíveis para que o programa tenha êxito.

Uma das formas de incentivar e comprometer todo o grupo envolvido (equipe e empregados) é o registro da situação atual da empresa, nas diversas áreas, demonstrando através de um mapa de acompanhamento, os benefícios, as mudanças e a evolução dos resultados em cada área.

Utilização do Método na Vida Pessoal e Profissional

Embora pareça estranho este é um método que se cada um desenvolver e utilizar na vida pessoal e profissional pode trazer surpresas muito agradáveis.

Muitos de nós evitamos nos desvincular de coisas que um dia achamos que vamos utilizar ou que, por ter sido um presente de alguém e embora fique abandonado "jogado" em qualquer gaveta, não possa ser "descartado".

É o caso, por exemplo, de um sapato que tenha comprado ou que ganhou de presente, mas por conta do tempo ou da moda, nunca tenha calçado e está servindo de entulho em algum canto da casa.

Ou ainda a cópia de documentos que entopem gavetas ou armários no escritório e que os originais estão guardados nos arquivos da empresa, mas que, por "precaução", os mantêm no caso de eventual necessidade.

Nestas situações, aplique o Seiri e doe o sapato ou roupa para um necessitado e descarte as cópias de documentos ou revistas inúteis que certamente você ficará mais aliviado e proporcionará mais tempo e espaço para a organização de sua vida pessoal e profissional.

Se você precisar localizar as últimas declarações do imposto de renda (com todos os comprovantes utilizados), o faz em 5 minutos? Tudo está organizado em uma pasta, separada por ano de declaração? E as contas de água, luz, telefone, IPTU entre outras, estão devidamente identificadas e arquivadas?

Se seu chefe lhe pedir para localizar o comprovante de declaração da DIRF de 3 anos atrás ou para trazer a única chave (dentre centenas) utilizada para retirar uma peça de uma máquina, o faz em quanto tempo?

Se não atender estas questões em tempo razoável, aplique o Seiton e organize os documentos pessoais, as ferramentas e equipamentos profissionais de modo que não só você, mas qualquer pessoa possa localizá-los de forma fácil e rápida.

Se seu ambiente residencial parece que foi invadido por estranhos e você encontra "tudo fora do lugar" ou se o ambiente de trabalho traz tantos riscos e sujeiras que já não sabe se é melhor estar dentro ou fora dele, é hora de aplicar o Seisou, de forma que seu ambiente residencial ou profissional seja mais limpo, seguro e agradável para realizar suas atividades.

Por fim, basta aplicar os dois últimos sensos buscando sempre a qualidade da saúde física, mental e emocional através de uma alimentação equilibrada, de exercícios físicos, de ponderação quanto ao tempo despendido entre trabalho, família e lazer (aplicando o Seiketsu), bem como se autodisciplinar e manter essa prática diária para reavaliar e manter as agradáveis conquistas atingidas na utilização do 5S (aplicando o Shitsuke).

Sérgio Ferreira Pantaleão é Advogado, Administrador, responsável técnico pelo Guia Trabalhista e autor de obras na área trabalhista e Previdenciária.
www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/metodo5s.htm
Atualizado em 24/02/2010

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Melhor Maneira De Se Demitir

A Melhor Maneira De Se Demitir

Quando chegar a sua hora de deixar a empresa que trabalha atualmente, você deve sempre agir de uma maneira profissional. Lembre-se que você pode precisar deles para uma referência e, também nunca se sabe quando novamente pode cruzar no caminho com eles.

Imagine se você tivesse deixado suas emoções agirem e tivesse dito ao chefe exatamente o que você pensa e descobre mais tarde que este seu chefe é amigo do seu próximo empregador (o mundo é pequeno).

Então, melhor a coisa a fazer é sempre manter as coisas em uma bela base de amizade. Mantenha a calma, nunca expresse qualquer raiva.

Para agir corretamente, você deve:

Seja profissional.
Converse com seus empregadores cara a cara quando nderem a sua carta de demissão.
Lembre-se que talvez você precise entrar em contato com eles numa fase posterior,
Escolha suas palavras com cuidado e deixe-os saber que se precisarem de você para alguma informação, etc. você estará ajudando no quer precisarem.
Evite qualquer insultos ou condutas agressivas.

Você nunca deve:
Descarregar todas as suas frustrações, dizendo-lhes todas as coisas ruins que você não gosta dentro da sua empresa.
Gritar com as pessoas ou ofendê-las.
Ameaçãs de qualquer tipo.
Não dar nenhum tipo de informação que seja necessária.
Falar mal da empresa para os outros funcionários.
Prometer que irá cumprir aviso prévio ou esperar até que a outra pessoa ocupe a sua posição e simplesmente não aparecer mais.

Se o caso for que você peça sua demissão, o mais correto é dizer que está indo para uma posição melhor em outra empresa (se realmente for verdade), caso contrário, o motivo é porque você realmente ”detesta a empresa” ou a posição que ocupa, não deixe isso claro, pode ser que você receba uma proposta melhor para outra área da empresa ou até mesmo uma filial (temos sempre que deixar as portas abertas)

Muitas empresas preferem ficar com seus funcionários antigos porque já o conhecem como pessoa, que buscar no mercado pessoas que não conhecem ou não tem a sua mesma experiência.

Seja lá quais forem as suas razões o porque você foi demitido ou porque você pediu demissão, deve sempre pensar cuidadosamente sobre o assunto e acima de tudo agir de uma forma profissional.

Um Caso Verídico
Trabalhei em uma empresa de médio porte, onde haviam dois sócios. Um dos funcionários era cunhado de um dos sócios e ocupava a posição de gerente financeiro.

Por ser cunhado de um dos donos, todos achavam que ele teria mais regalias, seria melhor tratado e teria um salário melhor.

Para surpresa de todos os funcionários, este cunhado era um excelente profissional, o último a sair da empresa, tinha liderança e literalmente “dava o sangue pela empresa”.

Percebíamos que ele não era tão bem tratado quanto os outros funcionários, seu salário não era grande coisa e muitas vezes presenciavámos ele sendo até humilhado pelo cunhado perante os demais funcionários.

Mas nunca, em qualquer momento que fosse ele falou mal da empresa ou do cunhado.

Passaram-se mais ou menos três anos e este cunhado recebeu uma proposta de uma empresa concorrente, onde iria fazer as mesmas tarefas, mas teria um melhor salário.

Ao contrário do que todos pensavam, ele não recebeu contra proposta alguma, deixaram-no ir sem o menor remorso.

Após algum tempo, esta empresa estava atolada de dívidas, e como tinha cinco unidades, acabou vendendo uma delas.

Pouco tempo depois, vendeu mais duas.

Na quarta venda, este antigo cunhado, juntamente com outro sócio fez uma proposta aos sócios e acabou comprando esta empresa.

Esta empresa cresceu, consolidou-se no mercado e virou um verdadeiro sucesso. Tudo isso por merecimento, pois ele sempre foi de um profissionalismo invejável.

Passado mais ou menos um ano, eu já estava trabalhando em outra empresa e recebi um telefonema dele contando sobre a empresa, as suas conquistas e muito feliz por isso.

Para minha grande surpresa, o cunhado ao qual havia o desprezado anteriormente foi a falència e ele o havia empregado.

Espantada eu disse, nossa... que mundo pequeno, ele que te menosprezou tanto e agora é seu funcionário. Como você está lidando com isso?

Eu estou lidando muito bem, estou dando o tratamento a ele que eu gostaria de ter quando trabalhei na empresa dele.

Trato-o com a maior dignidade, respeito e tudo mais que ele como profissional e pessoa merece.

Eu jamais faria com qualquer pessoa que seja aquilo que eu não quero para mim.

Foi uma das mais belas lições de vida que alguém poderia ter me ensinado.

Por: Sandra Regina da Luz Inácio
materia retirada do site...www.portalrh.com.br

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Imposto de Renda 2010 - Tabela

Imposto de Renda 2010
A Receita Federal divulgou no dia 10 de fevereiro a tabela IRPF 2010, que traz os valores a serem pagos no ano de 2010 e exercício de 2009. A pessoa que receber até R$ 1.434,59 por mês como salário, está isento do pagamento da taxa de Imposto de Renda, após isso, é importante notar abaixo os valores referentes para o cálculo do valor a ser pago.

Tabela IR 2010
O imposto de renda 2010 consiste em uma taxa que varia de acordo com a alíquota e o salário de cada pessoa que deve ser paga todos os anos. Conforme já foi divulgado no começo deste ano, as contas de pessoa física ou pessoa jurídica que possuirem mais de R$ 50 mil na poupança, deveram pagar imposto de renda referente a este valor.

Confira abaixo a tabela irpf 2010:

• Até 1.434,59 - Isento
• De 1.434,59 a 2.246,75 - 7,5% (Equivalente a R$ 112,43)
• De 2.246,76 a 2.995,70 - 15% (Equivalente a R$ 280,94)
• De 2.995,71 a 3.743,19 - 22,5% (Equivalente a R$ 505,62)
• Acima de 3.743,19 - 27,5% (Equivalente a R$ 692,78)

RESUMO DAS HABILIDADES

• Experiência em Suporte a usuários internos de sistemas integrados de Gestão (Núcleo RH) com foco em Folha de Pagamento e Ponto Eletrônico;
• Experiência em Suporte, Consultoria, Implantação e Treinamento de Sistemas de Gestão (Núcleo RH);
• Experiência em todas as rotinas pertinentes ao Depto. Pessoal (Admissão, Demissão, Encargos, DIRF, RAIS) e Atualizado em Legislação;
• Conhecimento em Sistemas Integrados de Gestão – Núcleo RH– RM Sistemas;
• Experiência em Coordenação de equipe e de Atendimento a usuários de Sistemas.

Minha função atual

Analista de Sistemas Sênior

Contribuição para o negócio:

Administração, suporte aos usuários e desenvolvimento de rotinas de controle no software corporativo (RM). Execução de atividades de desenvolvimento, implantação e treinamento de software nas áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

Responsabilidades:

Planejamento
· Elaboração de relatórios e planilhas referentes aos módulos de RH, Folha de Pagamento e Ponto Eletrônico
· Planejar a instalação de novas versões no RM
· Elaborar cronograma de projetos de software a serem implantados nas áreas sob sua responsabilidade.

Execução
. Instalar e testar rotinas legais nos módulos de folha de pagamento e ponto eletrônico
· Desenvolver e manter relatórios, planilhas referentes aos módulos de RH, Folha de Pagamento e Ponto Eletrônico
· Implantar novas rotinas e procedimentos no sistema RM nas áreas sob sua responsabilidade
· Desenvolver rotinas operacionais para atender a demanda da empresa
· Atualizar e validar as novas versões dos sistemas RM
· Prestar suporte aos usuários de todas as unidades da Corpus na utilização adequada dos sistemas corporativos nas áreas sob sua responsabilidade
· Intervir junto ao fornecedor Totvs na solução de problemas no software RM
· Treinar e orientar novos colaboradores na utilização dos módulos de RH, Folha e Ponto eletrônico
· Identificar e corrigir inconsistências nas informações dos módulos de folha e ponto eletrônico

Verificação
· Verificar a utilização adequada das rotinas operacionais nos módulos de RH, Folha e Ponto Eletrônico
· Acompanhar e monitorar as atualizações de versões no sistema corporativo RM
· Acompanhar a execução de projetos de software junto aos usuários nas áreas sob sua responsabilidade
· Conferir as informações emitidas nos módulos de RH, Folha e Ponto Eletrônico por meio de relatórios e planilhas
· Orientar a execução das rotinas legais no modulo de folha do sistema corporativo RM
· Acompanhar o processo de fechamento de folha de pagamento no sistema corporativo RM
· Identificar e comunicar inconsistências nas informações dos módulos de folha e ponto eletrônico
· Monitorar e orientar a execução das rotinas de integração da folha de pagamento com a contabilidade

Correção
· Orientar os usuários corporativos e locais nas melhores praticas de utilização dos sistemas nas áreas sob sua responsabilidade
· Comunicar aos usuários o uso indevido dos recursos de tecnologia
· Negociar prazos e cronogramas junto aos usuários nas áreas sob sua responsabilidade
· Corrigir e comunicar os usuários a respeito de erros na execução das rotinas legais
· Corrigir e comunicar os usuários a respeito de erros no processo de fechamento de folha de pagamento

Receita Libera programa para Declaração 2010

Já está disponível no site da Receita Federal o programa Receitanet 2010, utilizado para o envio da declaração de imposto de renda.
Com a liberação prévia, a lentidão verificada no site da Receita em períodos de declaração poderá ser menor.
O download do programa para o preenchimento da declaração, no entanto, só poderá ser feito a partir de 1º de março.
Em 2010, está obrigado a entregar declaração à Receita quem recebeu R$ 17.215,08 ou mais durante o ano passado. O contribuinte que recebeu quantia inferior, mas possui bens acima de R$ 300 mil também precisa declarar.
Veja as regras para você declarar o Imposto de Renda 2010.