domingo, 12 de setembro de 2010

O perfil Profissional que as Empresas buscam

Olá, bom dia!

Tem dias que você acorda com vontade de fazer algo diferente não é mesmo? uma caminhada no parque, um café especial, assistir uma corrida de F1.São tantas as vontades que poderia ficar o dia inteiro escrevendo, mas não vou me alongar muito, pois o objetivo e tentar passar um assunto que sempre me instiga e me faz refletir sobre nossa vida tanto pessoal como profissional, nossa satisfação. Isso mesmo, satisfação. você esta satisfeito com seu salário? e com seu trabalho? e o seu ambiente de trabalho como anda? pois é peguei vocês. é um assunto que sempre nos faz refletir. O salário é um fator importante, mas não é determinante para a felicidade no trabalho, e muito menos na criação de um bom ambiente de trablho. vocês devem estar me achando louco ou sei lá o quê, mas tava lendo a Revista Você SA deste mês de Setembro, mais especificamente a Edição Especial 2010 " As 150 melhores empresas para você trabalhar" e ainda nem cheguei nas informações mais relevantes(Receita,Perfil, etc..) alguns pontos ja me chamaram a atenção. vou tentar resumi-lás aqui.

Qual é o perfil do profissional que as melhores empresas procuram na hora de contratar?
TALENTO: No dicionário Aurélio, Talento é definido como inteligência excepcional, algo que pode ser capturado pelos testes que medem o coeficiente de inteligência, o QI. No cotidiano das empresas, a definição de talento ganha outros contornos e a avaliação é muito mais na prática. No dia a dia o profissional é considerado fora da curva, como se diz no meio corporativo, quando consegue transformar seu conhecimento em resultado. Para as companhias o atributo que melhor descreve um empregado esta associado a uma característica que a cultura daquela empresa valoriza.
A maioria das empresas valoriza a alta performance, ou seja, profissionais capazes de bater suas metas repetidas vezes, independentemente do contexto. Essas pessoas tem um perfil tático e ao mesmo tempo operacional, pois não ficam esperando as coisas acontecerem. Elas sabem o que tem que fazer para chegar lá e o fazem(Pena que isso não acontecem em grande parte das empresas)
Como as Empresas Identificam esses Talentos?
Todo mundo é importante, mas não da pra afirmar que todo mundo tem talento. “Talento é aquele profissional que tem um desempenho diferenciado e potencial para ocupar posições de maior responsabilidade”. É um profissional que tem uma inquietação interna, consegue colocar seu potencial em prática e precisa estar inserido num ambiente de desafios, não pode ficar preso à rotina do dia a dia.
Diante disso é possível criar e cultivar talentos dentro das companhias. “Às vezes, o profissional tem o perfil,mas ainda não teve todas as suas competências desenvolvidas. Nesse caso, resta à companhia dar condições para essas competências desabrocharem, onde para isso existe e deve existir a Avaliação de Desempenho, que são fundamentais para identificar esses talentos internos).
Dentre tantas as possibilidades de se avaliar e trabalhar esses talentos , algumas como por exemplo a Caterpillar faz é interessante: Os colaboradores tem uma pagina pessoal na internet (atualizada uma vez por ano)onde nela colocam os cursos que fizeram, os projetos que desenvolveram, quais foram as conquistas nos últimos 12 meses, suas ansiedades e sonhos.) os Gestores conversam com seus liderados sobre a atualização desta pagina e falam sobre lacunas e oportunidades de melhoria. Sempre que o RH precisa de um talento, ele tem todo o banco de potenciais no sistema da empresa.”São profissionais que combinam potenciais e vontade de aproveitar as oportunidades que surgem”.

Bom ,são só algumas das interessantes informações que estão na Edição da Revista você S/A que costumo dar uma olhada e lida é claro..rs...e que achei muito interessante e por isso as estou passando adiante. Espero que tenham gostado. Estarei escrevendo mais sobre este assunto e aceito sugestões de melhorias..

Abraço a todos

Um comentário:

  1. meu amigo "minerin", gostei muito deste post, achei muito interessante a idéia da Caterpillar dos funcionários possuirem um currículo eletrônico. Aliás acho super interessante empresas que incentivam este tipo de atitudes e que inclusive pesquisem o que seus funcionários pensam em sites de relacionamentos, pois muitos processos de avaliação de desempenho e mesmo processos de seleção poderiam ser melhorados. E até mesmo pra conhecer um pouco mais sobre os desejos e sonhos de seus funcionários.
    Parabéns, vc já é uma pessoa de sucesso, mas continue no seu caminho para MAIS sucesso.

    ResponderExcluir