sábado, 25 de fevereiro de 2012

Outsourcing de RH, uma tendência mundial

Por Alexandre de Botton para o RH.com.br

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, diferentes áreas das empresas têm buscado opções que agreguem valor ao seu negócio. No setor de Recursos Humanos, essa realidade não é diferente e é nesta onda que a terceirização (outsourcing) de processos de RH vem ganhando espaço, crescendo a índices significativos, ano a ano.
Mas afinal em que consiste o outsourcing de RH?
Atuando há cerca de 10 anos neste segmento, posso afirmar que o outsourcing de Recursos Humanos vai muito além da automatização de processos e redução de custos. O mercado está amadurecendo e já percebeu que ao transferir suas atividades operacionais, restará mais tempo para se dedicar às estratégias de negócio, melhorando a produtividade.

Mas para que isso aconteça de forma efetiva, é preciso contar com parceiros que estejam aptos para entender as reais necessidades, os princípios e os valores da empresa contratante. Só assim será possível uma interação, para que sejam adotadas as melhores práticas da terceirização dos processos de RH.

Hoje, a prestação de serviços nesta área envolve três formatos distintos: o BPO (Business Process Outsourcing), no qual a prestadora coloca funcionários para fazer o serviço dentro do cliente; BSP (Business Service Provider), em que a empresa faz o imput dos dados em um sistema e a prestadora faz todo o processamento; e ASP (Aplication Service Provider), modelo em que o cliente usa o sistema e a estrutura de banco de dados de um fornecedor, com autonomia para realizar todo o processo.

Todas essas opções encontradas, aqui no país, mostram o amadurecimento do mercado brasileiro, que tem oferecido soluções robustas e vantajosas para este segmento. Vencendo antigas barreiras, a oferta de gestão terceirizada de RH tem sido vista como uma aliada que tira mais um peso administrativo das mãos do cliente.

A atividade mais terceirizada atualmente é a folha de pagamento. Considerada complicada e trabalhosa, a folha requer uma dedicação especial das equipes de RH, que são obrigadas a lidar com a retrógrada Legislação Trabalhista Brasileira, repletas de detalhes que dificultam a contabilidade dos salários, benefícios e impostos relacionados a cada funcionário. Nesta parte, com o auxílio da tecnologia, o outsourcing assume essa atividade e proporciona economias bruscas no tempo de processamento. Em ritmo um pouco mais lento, aparecem as áreas de benefício, recrutamento e seleção e treinamento de pessoal, que devem despontar nos próximos anos, representando uma boa fatia neste mercado.

Mais do que um simples crescimento, a implementação do outsourcing de processos de RH é uma tendência. Para se ter uma idéia, nos Estados Unidos - pioneiros nesse tipo de terceirização, cerca de 35 a 40% das empresas já adotaram a terceirização e descobriram os benefícios reais que esse tipo de serviço pode trazer. E pelo que tudo indica, as empresas brasileiras devem manter o ritmo crescente na adesão tanto de soluções como de serviços de RH.

Para as grandes corporações, que possuem capital em bolsa, as regulamentações proporcionadas pela legislação Sarbanes-Oxley, podem ser uma preocupação a mais para os gestores de Recursos Humanos. A empresa tem de ter seus processos regulamentados e reportados de acordo com uma metodologia, e isso envolve a elaboração da folha de pagamento. Terceirizar os processos pode ser o fim da “dor de cabeça”, mas é necessário que se busque um fornecedor que conheça a legislação e os procedimentos profundamente.

Enfim, é um erro pensar que a transferência dos processos de RH a terceiros restringe-se a benefícios limitados. Ela deve ser considerada um complemento do trabalho humano, que o torna ainda mais produtivo. Quando os processos são bem conduzidos e transparentes, os funcionários passam a aceitar a terceirização como um avanço, tanto para a corporação quanto para a carreira de cada um.

A expectativa para os próximos anos é que as empresas mostrem-se ainda mais receptivas quanto aos benefícios do outsourcing. Mais do que um simples crescimento, a implementação do outsourcing de processos de RH é uma tendência, uma nova realidade mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário